O Governo de SP anunciou na próximo sábado (9) mais de R$ 1,7 bilhão em investimentos, entregas e parcerias para municípios do Alto Tietê durante reunião com prefeitos da área, no encerramento da Caravana 3D – Desenvolvimento, Dignidade e Diálogo. O pacote contempla ações nas regiões de saneamento, saúde, infraestrutura, educação e segurança pública.
Ao longo do evento, o governador destacou entregas realizadas durante da semana na área, incluindo a reforma da UTI do Hospital Geral de Itaquaquecetuba, a inauguração da Fatec de Suzano e a entrega da Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança de Mogi das Cruzes.
Na área de infraestrutura urbana, foram assinados 13 convênios para obras em oito cidades do Alto Tietê, somando R$ 38,7 milhões. Entre os investimentos anunciados estão R$ 5 milhões para obras de drenagem em Mogi das Cruzes, R$ 4 milhões para construção de uma creche em Poá e R$ 3,2 milhões para melhorias de pavimentação em Arujá.
O governo estadual também autorizou o repasse de R$ 15 milhões para pavimentação de 17 ruas do bairro São Martinho, em Mogi das Cruzes. Além do que, outros R$ 17,2 milhões já haviam sido liberados recentemente para intervenções em Itaquaquecetuba, Santa Isabel e Salesópolis.
Saneamento
Na área de saneamento, foi autorizada a liberação de R$ 238 milhões para obras de esgotamento sanitário em Mogi das Cruzes por intermédio do Programa Renasce Tietê, executado através da SP Águas. Desse total, R$ 198 milhões são financiados através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e R$ 40 milhões correspondem a recursos estaduais.
Mogi das Cruzes também recebeu R$ 15 milhões, via Fehidro, para implantação do sistema de esgotamento sanitário no Núcleo Urbano Separado do Parque Varinhas.
Na sexta-feira (8), a área também recebeu entregas relacionadas ao programa Integra Tietê, com a modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Suzano e ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário em Suzano e Itaquaquecetuba. As obras, executadas através da Sabesp, inteiram R$ 1,3 bilhão.
Infraestrutura e mobilidade
O governo anunciou ainda a liberação de R$ 21 milhões para construção de uma ponte sobre o Rio Tietê, na altura do km 1,5 da Estrada Municipal Volta Fria, em Mogi das Cruzes.
Também foi firmado termo para cessão de terreno destinado à instalação de um Centro Municipal de Programas Educacionais no município.
Educação
Na educação, o governo autorizou obras de ampliação em dez escolas estaduais localizadas em Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Itaquaquecetuba, com investimento total de R$ 14,8 milhões.
Para Poá, também foi autorizada a compra de 103 notebooks, com investimento de R$ 246 mil.
Ainda na área educacional, a comitiva visitou a Fatec de Suzano, inaugurada de forma oficial na sexta-feira (8). A unidade recebeu investimento de R$ 30,5 milhões e fica em funcionamento desde fevereiro deste ano.
Saúde
Em Mogi das Cruzes, foi entregue a Maternidade e Hospital da Mulher e da Criança Leila Caran Costa. De acordo com o governo estadual, o investimento total foi de R$ 46,8 milhões, sendo R$ 11 milhões destinados à compra de equipamentos e R$ 35,8 milhões para custeio.
Também foi anunciada a ampliação do programa Remédio SP no município, com previsão de atendimento a aproxamadamente 8 mil pacientes por intermédio da entrega domiciliar de remédios.
Outro anúncio para Mogi foi a autorização para criação de um novo pronto-socorro no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo.
Em Itaquaquecetuba, o governo inaugurou a nova ala de UTI adulto do Hospital Geral, ampliando a capacidade de 20 para 30 leitos. Também houve expansão do serviço de hemodiálise, que passou de 22 para 30 cadeiras.
Já em Suzano, foi inaugurado o serviço de hemodiálise do Hospital Regional do Alto Tietê, com investimento de R$ 11 milhões. A unidade passa a contar com 40 cadeiras e previsão de até 240 pacientes atendidos por mês depois de expansão gradual.
Segurança pública
Na área de segurança, foram entregues oito novas viaturas para reforço das forças policiais da área, com investimento de R$ 1,6 milhão. Seis veículos foram destinados à Polícia Militar e dois à Polícia Civil.
Também foi anunciada a construção da nova sede da 3ª Companhia do 17º BPM/M, em Guararema, com investimento de R$ 11,7 milhões. A previsão é de que as obras comecem no mês de junho de 2026 e sejam concluídas no mês de dezembro de 2027.
Caravana 3D
A Caravana 3D é uma iniciativa do Governo de São Paulo voltada à realização de entregas e destaques regionais com foco nos pilares de desenvolvimento, dignidade e diálogo. De acordo com o governo estadual, o programa busca ampliar a articulação com os municípios e promover investimentos em regiões como saúde, educação, habitação, infraestrutura e segurança pública.
Governo de SP anuncia mais de R$ 1,7 bilhão em investimentos para o Alto Tietê
Com finformações de NoticiasdeMogi




