A programação “Março por Elas” começa quinta-feira agora (06/03) em Mogi das Cruzes, com palestras, atividades esportivas, exposições, eventos culturais, de saúde, ambientais e o 1º Fórum Municipal das Mulheres Mogianas. As ações com foco na valorização, cuidado e respeito às mulheres, são planejadas através da Secretaria Municipal da Mulher, em cooperação com as outras pastas.
A primeira atividade é o Consultório de Rua, com exames e orientações para as mulheres, quinta-feira agora (06/03), das 9 às 17 horas, na Praça Oswaldo Cruz, área central da cidade. Já na sexta-feira (07/03), às 9 horas, ocorrerá a palestra “Assédio e Discriminação no Trânsito”, no edifício do Pipa Hub (Rua Francisco Franco, 133, Centro).
No sábado (08/03), quando é festejado o Dia Internacional da Mulher, haverá o ponto alto da programação, com várias ações, como a exibição “Carolina: Cores e Colagens”, das 10 às 17 horas, na Pinacoteca; o Festival de Modalidades Esportivas, no Parque Airton Nogueira (7h às 12h), Parque da Cidade (7h às 14h) e no Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira, o Tuta, das 9h às 19 horas. Este último contará com a participação da prefeita Mara Bertaiolli e demais autoridades, que serão homenageadas, além de unir apresentação de ginástica rítmica e artística, desfile das modalidades que representam Mogi com equipes femininas, aulão aberto de ritmos, amistosos de voleibol adaptado (participação de equipe de Guararema) e voleibol feminino (participação de time de Poá) e quadrangular de futsal feminino.
Ainda no sábado (08/03) haverá a palestra “Mulheres no Comando: Inteligência Emocional e Poder nos Negócios”, que será ministrada através da empreendedora Tânia Zambon, às 18 horas, no Cemforpe.
A programação continua até o final do mês, com o Sarau Di’versos – Noite de Poesia e Música (11/03); carreta da ultrassonografia para atendimento de mulheres na fila de espera para exames de imagem, como ultrassons de abdômen, transvaginal, entre outros; Sexta da Prevenção – exames de Papanicolau e teste rápido para sífilis (14, 21 e 28/03), das 7h30 à 17 horas, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs); atualização do Cadastro Municipal Habitacional, workshop de manicure, design de sobrancelhas, maquiagem e dreadlock, no Polo Vila Brasileira do Fundo Social de Mogi; assinatura do Pacto Ninguém se Cala e palestras do Ministério Público de São Paulo, entre outras ações.
A prefeita Mara Bertaiolli destaca a necessidade da iniciativa. “Vamos ter uma programação especial, não só para as mulheres, mas para a família mogiana. O mais importante é que não vai ser só no mês de março. O cuidado com a mulher, os eventos e esta programação vão acontecer durante o ano inteiro, porque na nossa gestão, além de termos a primeira Secretaria da Mulher, nós vamos cuidar e respeitar as mulheres durante o ano todo”, afirma.
A secretária da Mulher, Lívia Bolina, também enfatiza as ações, em especial o Fórum Municipal das Mulheres Mogianas, que pretende ouvir mulheres de todos os cantos da cidade e dos mais vários segmentos. O acontecimento será dia 28 de março, das 9 às 12 horas, no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), no Nova Mogilar. “Nosso objetivo é dar voz às mulheres em todos os aspectos: emocionais, educacionais, culturais, religiosos e demais setores. Todas as informações, opiniões e apontamentos mostrados no Fórum resultarão em um documento oficial, que norteará as ações e programas da Secretaria da Mulher. A presença de todas é fundamental”, enfatiza Lívia.
As atividades serão encerradas no dia 30 de março, com a caminhada entre parques, saindo às 10 horas do Parque Ayrton Nogueira, no Nova Mogilar, que vão para ao Parque Centenário, em Cezar de Souza, onde haverá uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes com o tema Elis Regina. Os cadastramentos serão feitas mediante à doação de absorventes e kits higiênicos femininos.
A programação completa pode ser conferida no link https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/agenda-da-cidade/evento/marco-por-elas
Com informações de PortalNews




