A Prefeitura Municipal de Suzano e o governo do Estado oficializaram o convênio que defenderá as intervenções relacionadas às alças de saída do Segmento Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21). O documento que abre caminho para o começo das obras, em até dois meses, foi assinado através do prefeito Pedro Ishi e através do secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, na quinta-feira (03/04), no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré, no centro.
O acontecimento celebrou a chegada do maior presente para o município em sua história recente, que festejou 76 anos de emancipação político-administrativa na última quarta-feira (02/04). Suzano e área receberão R$ 1 bilhão em investimentos para o novo “Complexo Viário do Alto Tietê”, sendo R$ 600 milhões já garantidos no orçamento do Estado de São Paulo para este ano. O desenvolvimento econômico resultará em R$ 25 milhões em arrecadação, 3 mil empregos diretos e indiretos e 1,6 milhão de pessoas beneficiadas.
Não por acaso, a atividade agrupou importantes autoridades municipais, estaduais e federais. Os principais responsáveis por essa conquista demonstraram euforia em poder fazer parte desse momento histórico para o município. O ex-prefeito de Suzano e atual secretário do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, Rodrigo Ashiuchi, não escondeu sua emoção em ter colaborado diretamente com as tratativas que culminaram nesta grande obra. “Deixamos um legado em Suzano, que começou em 2017 e agora termina com esse ‘Complexo Viário do Alto Tietê’. Agora posso dizer que cumprimos 100% das promessas que havia feito lá atrás”, destacou.
O ex-prefeito também enalteceu a participação do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado estadual André do Prado, e o deputado federal Marcio Alvino, que também se dedicaram para tornar viável junto ao governo do Estado para preservar os recursos para a área, conforme foi confirmado através do secretário Benini. “O Rodrigo (Ashiuchi), o André (do Prado) e o Marcio (Alvino) convenceram o governador Tarcísio de Freitas sobre a importância dessa obra. Podemos dizer que o trabalho foi muito bem feito porque o projeto se tornou uma das prioridades para esse ano”, explicou Benini.
Convênio
Por intermédio deste convênio, serão executadas obras de ligação das vias que ficam no entorno do Segmento Leste do Rodoanel Mário Covas, assim como será promovida a readequação do fluxo e da sinalização, a contar do projeto executivo que foi alinhado desde o ano passado. O complicado de alças fará conexão com a rua Norma Favale, com a avenida Brasil, com a avenida Paul Percy Harris e com a pista Henrique Eroles (SP-66). As intervenções ainda defenderão a criação de uma nova via, que será paralela à rua Norma Favale, conectando as alças de entrada e saída. O período de execução das obras será de 24 meses.
Os serviços que estão inseridos no projeto proporcionarão um conjunto de melhorias que ainda incluem: requalificação das rua Jossei Toda, entre a rua Norma Favale e rua Tarquinio Favale, da própria rua Norma Favale, da avenida Paul Percy Harris, da rua Tarquinio Favale, entre a pista Henrique Eroles e a rua Jossei Toda; além de adequação do acesso da rua Magnólia Carrara Braghiroli; readequação da sinalização no viaduto Ryu Mizuno e a avenida Jorge Bei Maluf; e a readequação do tráfego das avenidas Rio de Janeiro e Armando Salles de Oliveira com a pista Henrique Eroles.
Para que todo esse escopo de serviços possa ser implementado, será firmado entre o governo estadual e a Concessionária SPMar, com a interveniência da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), um Termo Aditivo Modificativo (TAM) do contrato de concessão, cujo objeto consiste na elaboração dos projetos e na execução das obras para implementaem ver dispositivo em desnível do Rodoanel Mario Covas, defendendo conexão direta dos condutores a este acesso na altura das cidades de Suzano e Poá.
Marcio Alvino explicou que esta data precisa ser lembrada como um dia que marcou a vitória da parceria. “A articulação entre todos os políticos que atuam para o desenvolvimento do Alto Tietê permitiu essa conquista. Foi um trabalho em conjunto que contou com grande mérito do deputado André do Prado e do sempre prefeito Rodrigo Ashiuchi”, afirmou o deputado federal.
O presidente da Alesp, por sua vez, se exibiu feito em ver uma luta de dez anos dando resultado. “Era uma obra complexa para que queria ver essa realidade. Estive muito presente em todas as tratativas que farão com que essa obra saia do papel. Depois de muito diálogo e muito apoio, conseguimos mostrar que esses recursos eram muito importantes para a região”, frisou o deputado estadual.
Pedro Ishi disse dos benefícios para o município. “Teremos um novo viaduto na avenida Brasil e garantiremos um deslocamento melhor para a chegada na SP-66 e para a rua Dr. Prudente de Moraes. A população ficará muito feliz com todas as opções logísticas que levarão muito mais desenvolvimento urbano para Suzano e região. A cidade agradece a todos que se envolveram com as tratativas em torno dessa obra, que transformará a nossa cidade. Estamos recebendo o maior investimento da história do município”, declarou Ishi.
História
O Segmento Leste do anel viário foi entregue no mês de junho de 2015 só com as alças de acesso, instaladas na avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66). Assim, o motorista consegue somente entrar no Rodoanel através da cidade. Caso haja necessidade de mudar o sentido, o condutor precisa se deslocar até os municípios de Ribeirão Pires (se estiver na direção sul e pretender ir para a norte) ou Itaquaquecetuba (se estiver indo para a norte e precisar mudar para a sul). As opções de saída do anel viário mais próximas para quem acessa a via em Suzano são o entroncamento com a pista Ayrton Senna (SP-70), em Itaquá; e a SPA-086/21, uma via de ligação entre o Rodoanel e a avenida Papa João XXIII, em Mauá.
As tratativas sobre as alças entre a Prefeitura de Suzano e os governadores que conduziram São Paulo nos últimos anos ocorrem desde que o prefeito Rodrigo Ashiuchi assumiu a gestão, em 2017. O projeto avançou durante dos últimos oito anos, mas o começo do projeto executivo, no mês de março de 2024, representou um salto para a “fase final”. Na ocasião, Benini veio até a área e anunciou, reunidos com prefeitos na sede do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+), em Mogi das Cruzes, a construção de um complicado viário na área.
Presenças
Ficaram presentes no acontecimento representantes das empresas que serão responsáveis através da execução e supervisão do projeto relacionado às obras no Rodoanel. Por parte da Concessionária SPMar, estavam no acontecimento os diretores Almir Bittencourt, que deu detalhes sobre as obras, e Reinaldo Bertim, além do gerente Roberto Segalla. Através da Artesp, foi o diretor Laércio Simões.
Entre os secretários municipais, participaram Francisco Balbino (Segurança Cidadã), Renata Priscila Valencio Magalhães (Educação), Cintia Lira (Gestão), Elvis Vieira (Planejamento Urbano e Habitação), Itamar Viana (Finanças), Mauro Vaz (Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego), César Braga (Controladoria Geral do Município), Alex Santos (Governo), José Luiz Spitti (Cultura), Samuel Oliveira (Manutenção e Serviços Urbanos), Geraldo Garippo (Assistência e Desenvolvimento Social), Renato Ferraris (Assuntos Jurídicos), Afrânio Evaristo da Silva (Chefe de Gabinete), Claudinei Galo (Transporte e Mobilidade Urbana), André Chiang (Meio Ambiente) e Paulo Pavione (Comunicação Pública).
Entre os vereadores, ficaram presentes o presidente da Câmara, Artur Takayama; Adilson de Lima Franco, o Adilson Horse; Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG; Givaldo Freitas dos Santos, o Baiano da Saúde; Josias Ferreira Silva, o Josias Mineiro; e João Batista Nogueira de Azevedo, o João Sabugo.
Com informações de PortalNews




