Em busca de recursos, o prefeito eleito de Poá, Saulo Souza (PP), esteve com o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, na última quinta-feira (14/11), na Capital, onde apresentou as demandas da cidade. No encontro, intermediado através do deputado estadual Marcos Damásio (PL), o progressista detalhou a atual situação da rede municipal e pediu apoio do governo estadual para instalação de um Poupatempo da Saúde no município, para que o Pronto Atendimento (PA) Dr. Guido Guida volte a ser hospital e para que o povo poaense tenha atendimento de hemodiálise dentro da cidade e não precise mais se deslocar para outras cidades.
Além do parlamentar e do prefeito eleito, também participou do encontro o presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, José Francimário Vieira (PL), o Farofa. O grupo desfrutou a oportunidade para defender as principais necessidades do Alto Tietê, entre elas a regionalização da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS).
Para Poá, Saulo Souza cobrou do chefe da pasta estadual maior participação do Estado no custeio dos serviços municipais. “Demos mais um passo importante para transformar a saúde de Poá. Essa reunião é um marco e o início de uma jornada que trará conquistas reais para nossa cidade. Poá tem pressa. Precisamos do suporte do Estado para que o PA volte a ser hospital e também que nossos pacientes de hemodiálise recebam atendimento na própria cidade”, destacou o prefeito eleito.
Importante apoiador das lutas de Poá, Damásio destacou a perda de receita no município nos últimos anos. “O município deixou de arrecadar com a saída do banco Itaú, perdeu o título de Estância Turística e, por consequência, mais de R$ 10 milhões anuais em investimentos e tem uma infinidade de necessidades. Sem o suporte do Estado, o município terá muita dificuldade de atender o povo nas suas necessidades básicas”, alertou o parlamentar.
Receptivo aos pedidos mostrados por Saulo Souza e através do deputado estadual, o secretário de Estado da Saúde afirmou que se se vai reunir com os prefeitos eleitos e reeleitos através do Alto Tietê no começo do ano que vem para reorganizar o pacto de saúde entre Estado e municípios.
Projetos
Além do Poupatempo da Saúde, que estima a instalação de uma policlínica integrada a um centro de diagnóstico com o objetivo de diminuir filas e aperfeiçoar a qualidade do atendimento, outra meta do progressista é assegurar a redução do tempo de espera para consultas e agendamentos com a construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de reativar o Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município e fortificar a Rede de Apoio à Saúde Mental, inclusive para crianças.
Com informações de PortalNews



