gestao-saulo-souza-comemora-aniversario-de-poa-somando-conquistas

Gestão Saulo Souza festeja aniversário de Poá somando conquistas

Com pouco mais de dois meses de mandato, o prefeito de Poá, Saulo Souza (PP), mostra um trabalho sério e avanços em vários setores, como zeladoria, saúde, educação, segurança e assistência social e encara velhos problemas de frente, como os transtornos causados pelas fortes chuvas de verão. Na próxima quarta, dia 26 de março, o município celebra 76 anos de emancipação com diversas atrações. 

Desde que assumiu a Prefeitura de Poá, ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Flavia Souza, e de um secretariado técnico, o prefeito tem trabalhado na retomada de serviços e captação de recursos e solução de problemas crônicos no município e conclusão de obras paradas. 

Uma das prioridades da gestão são as ações de limpeza das ruas e a retirada dos materiais descartados irregularmente nos espaços públicos. O trabalho faz parte do choque de gestão na área da zeladoria que foi iniciado desde o primeiro dia do mandato. 

Pacotão da Bondade

Entre os destaques da nova gestão, na primeira sessão ordinária do ano da Câmara Municipal, realizada no dia 4 de fevereiro, o prefeito esteve presente e acompanhou a aprovação do “Pacotão da Bondade”. Os projetos de lei, de autoria do Executivo, eram voltados para a valorização dos servidores, com foco na volta do vale-alimentação, a progressão de carreira para a Guarda Civil Municipal (GCM) e o pagamento de pró-labore para policiais militares, além do aumento de quase 40% na bolsa da Frente de Trabalho.

Material escolar 

Também no começo de fevereiro, a Prefeitura de Poá fez a entrega dos kits de uniforme e material escolar na primeira semana de aula dos mais de 13 mil alunos que compõem a Rede Municipal de Ensino.  “Pela primeira vez na história, logo no início da nossa gestão, Poá está recebendo os uniformes e os materiais escolares no mês de janeiro e os alunos da Rede Municipal de Ensino terão os kits já na primeira semana de aula. Esse é o nosso compromisso. Para nós, escola é fábrica de fazer futuro e a educação deve estar sempre em primeiro lugar”, falou o prefeito na ocasião.

Enfrentamento às enchentes

Logo no começo do mandato, o prefeito ainda determinou o desassoreamento do piscinão localizado na Vila Romana para defender o pleno funcionamento do reservatório durante as fortes chuvas de verão. Na ação, foram retirados 500 caminhões de resíduos do local.

Outra ação para reforçar o enfrentamento às enchentes, foi a instalação de gaiolas em aço galvanizado dentro dos bueiros para impedir que o lixo trazido através da água das chuvas chegue até os córregos e rios. O prefeito também falou com o governador Tarcísio de Freitas sobre obras estruturantes e recursos necessários para o enfrentamento às inundações no município.

Vila São Francisco

Em colaboração com a Sabesp, a Prefeitura deu começo, à implantação do sistema de abastecimento de água na Vila São Francisco. Com a realização das ligações, mais de 4 mil pessoas. O projeto estima a instalação de 700 novos pontos de abastecimento, consolidando um marco importante para o município. Com a conclusão dessa etapa, Poá se tornará a primeira cidade da área a universalizar o fornecimento de água.

Praça da Cidadania 

O prefeito Saulo Souza conquistou com o governo do Estado a instalação de uma Praça da Cidadania em Poá. A construção do equipamento foi anunciada através do governador, durante acontecimento em de Mogi das Cruzesno dia 25 de fevereiro. O espaço, que proporcionará para os cidadãos esporte, lazer e convivência comunitária, além de desenvolver o desenvolvimento de políticas de habilitação profissional e de assistência social, foi solicitado através do chefe do Executivo e através da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Flavia Souza.

Redução no valor da zona azul 

 A Prefeitura Municipal de Poá revogou o decreto que estipulava em R$ 3 o valor da zona azul no município. O motorista que utiliza as vagas de estacionamento rotativo paga hoje a tarifa de R$ 2,50. 

Segurança Pública 

A Secretaria de Segurança Urbana de Poá concluiu o processo de implantação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp CAD), que integra as forças de segurança da cidade e promove um avanço tecnológico no enfrentamento à criminalidade. A plataforma é desenvolvida através do Ministério da Justiça, que fornece a tecnologia de ponta sem custos ao município.  O sistema conecta órgãos como Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e SAMU, promovendo uma resposta mais efetivo às demandas dos cidadãos nos serviços emergenciais. 

Saúde 

Com o objetivo de defender um atendimento amplo e humanizado na Saúde de Poá, o prefeito inaugurou no dia 21 de fevereiro a ala de especialidades em Neurologia e Psiquiatria Adulto e Infantil e a Sala Sensorial. O novo serviço médico fica instalado no Centro Municipal de Especialidade (CEME). A ação deve defender a humanização e acolhimento para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências ocultas e Síndrome de Down. 

Logo no começo da gestão, o prefeito também fez a entrega de dois veículos oficiais do gabinete para o transporte exclusivo de pacientes oncológicos da cidade. O chefe do Executivo também anunciou a instalação do Centro de Saúde da Mulher e um novo Cantinho da Melhor Idade.

A Prefeitura Municipal também já realizou dois Mutirões Poupatempo da Saúde, que agilizou o atendimento dos cidadãos e diminuiu a grande lista de espera por consultas médicas. As ações contaram com atendimentos nas regiões de clínica geral, pediatria, dermatologia, neurologia adulto e infantil, endocrinologia, ortopedia, oftalmologia, nutrição e psicologia, além de exames de ultrassom abdominal, transvaginal, das articulações, mama, pélvico, além de mamografia e Papanicolau. 

Uma usina de captação de energia solar foi inaugurada também para o abastecimento do Pronto Atendimento Dr. Guido Guida. A ação, em colaboração com a concessionária EDP, faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) e defenderá uma redução de 50% na conta de consumo da unidade de saúde. As melhorias compreendem também a substituição de luminárias comuns por LED. 

Investimentos 

O município de Poá contará com um quartel do Corpo de Bombeiros e contará outra vez com o atendimento 24 horas da Delegacia de Flagrantes, além da implantação de um sistema de monitoramento com reconhecimento facial e o envio de policiais civis e militares para reforçar a segurança no município.

O prefeito Saulo Souza assegurou um pacote de investimentos estaduais para realização de obras estruturantes que permitirão melhorar a mobilidade urbana no município, por intermédio de alças de saída do Segmento Leste do Rodoanel Mário Covas, reestruturar o portal de entrada da cidade através da pista Henrique Eroles (SP-66), além de combater às enchentes na área central com o alargamento do córrego Itaim. O Governo do Estado também assegurou a modernização e ampliação das estações de trem do centro e de Calmon Viana, assim como a reforma das seis passarelas da cidade, com investimento de R$ 355 milhões por parte do Governo do Estado.

Com informações de PortalNews