Maior acontecimento do setor da América Latina juntou especialistas, gestores públicos e educadores para tratar de temas ligados à inovação e desafios da educação no século XXI
Gestores da Secretaria de Educação de Poá participaram, através da primeira vez na história, do Congresso Bett Brasil, maior acontecimento de inovação e tecnologia em educação da América Latina. A atividade ocorreu em São Paulo, na próxima segunda (28), reunindo especialistas, gestores públicos, educadores e empresas que atuam na tecnologia aplicada à educação.
A delegação poaense presente no acontecimento contou com a do secretário de Educação, Diego Moreira, além dos diretores das escolas da Rede Municipal e profissionais que atuam na gestão da pasta. A contar do tema central “Educação para enfrentar crises e construir futuros regenerativos”, o congresso tratou de temáticas ligadas à chefia, inovação e os desafios da educação no século XXI.
O secretário de Educação explica que essa iniciativa, inédita, simboliza um marco importante nos esforços da cidade para aperfeiçoar a qualidade do ensino proporcionado nas escolas da cidade. “Nossa participação no Congresso Bett evidencia a importância de todos estarem alinhados e caminhando juntos em prol de objetivos comuns, reforçando o compromisso com a valorização profissional”, explicou.
Segundo ele, investir no desenvolvimento dos gestores e professores significa reconhecer o papel de destaque que esses profissionais desempenham no desenvolvimento educacional e social dos estudantes e da população poaense. “Investir na formação continuada impacta diretamente nas práticas pedagógicas e na qualidade da relação entre educadores, estudantes e suas famílias”, lembrou o chefe da pasta.
Conforme o prefeito Saulo Souza, ações que oferecem oportunidades para os profissionais adquirirem novos conhecimentos reforça o comprometimento da gestão com o desenvolvimento contínuo dos profissionais da Rede Municipal. “O Congresso Bett e a primeira Formação Pedagógica que estamos realizando no município são excelentes oportunidades dos nossos profissionais compartilharem experiências, soluções e projetos que impactam a gestão educacional poaense”, finalizou.
Prioridade
A Educação é uma das prioridades da atual gestão. No mês de janeiro, um grande encontro foi feito para abertura do ano letivo para os profissionais da Rede Municipal de Ensino. Ao longo do evento, que ocorreu na Praça de Eventos Lucília Gomes Felippe e juntou todos os profissionais da rede municipal, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica com o Governo do Estado para a implantação do Programa Alfabetiza Juntos SP. Além do que, os profissionais tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra “Os Saberes e Sabores de Ser Professor”, ministrada através da professora doutora em Educação, Emília Cipriano. No mesmo mês o município recebeu, também através da primeira vez na história, os kits de uniforme e material escolar, que foram entregues para os alunos nas primeiras semanas de aula.
Formação
No sábado passado (26), a Secretaria de Educação de Poá realizou o 1° Encontro Formativo para professores e gestores da Rede Municipal de Ensino. O acontecimento, feito nos momentos da manhã e tarde nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Heitor Gloeden, Antonia Mello Regianni, Professora Carolina Ribeiro e Professora Solange de Jesus Martins, teve o objetivo de aperfeiçoar a qualidade da educação, assegurando que os profissionais estejam preparados para atuar com as melhores práticas pedagógicas e com conhecimentos relevantes para a área. A ação contou com orientações de docentes e formadores convidados e também da rede municipal.



