casos-de-estupro-tem-aumento-de-14%-nas-cidades-do-alto-tiete

Casos de estupro têm aumento de 14% nos municípios do Alto Tietê

Casos de estupro apresentaram um aumento alarmante nos últimos nove meses no Alto Tietê. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, entre janeiro e setembro deste ano houve 474 casos, o que representa uma alta de 14,49%, já que no mesmo momento de 2023 foram registrados 414 ocorrências. Poá teve o maior aumento percentual, foram 19 casos em 2023, contra 37 neste ano, aumento de 94,73%. Seguida por Arujá, com alta de 41,17%, passando de 17 ocorrências para 24 neste ano.

Mogi das Cruzes lidera na quantidade de casos na área, foram 169 ocorrências de janeiro a setembro deste ano, ou seja, um aumento de 26,11%, já que em 2023 no mesmo momento foram 134. Salesópolis exibiu aumento percentual semelhante, passando de quatro ocorrências para cinco neste ano, a alta foi de 25%. 

Já Biritiba Mirim teve aumento de 18,18%, foram 11 casos em 2023 e 13 neste ano, e Ferraz de Vasconcelos subiu de 38 ocorrências em 2023 para 42, com alta de 10,52%. Em Santa Isabel, os casos cresceram 8,33%, subindo de 12 casos para 13. Suzano apresentou o menor aumento percentual da área, foram 69 ocorrências em 2023 contra 71 neste ano, aumento de 2,89%. 

Somente Itaquaquecetuba exibiu queda nas ocorrências, foram 95 em 2023 contra 85 neste ano, o que representa uma diminuição de 10,52%. Já em Guararema o número de casos se manteve, o município registrou 15 ocorrências de estupro em cada momento. 

Homicídios 

Os homicídios também exibiram aumento na área, foram 155 de janeiro a setembro deste ano, contra 149 no mesmo momento de 2023, um aumento de 4,02%. Mogi, Itaquá e Suzano lideram entre cidades com mais casos. Em Mogi foram 45 casos neste ano, sendo 32 culposos (quando não existe intenção), e 13 dolosos (quando existe intenção), o que representa um acréscimo de 2,27% em relação a 2023, com 44 casos no total. Itaquá registrou 38 casos neste ano, sendo 21 culposos e 17 dolosos, contra 35 em 2023, aumento de 8,57%. E Suzano, apesar de ser a terceira da área com maior número de ocorrências, apresentou queda de 7,40%. Neste ano foram 25 casos, sendo 17 culposos e oito dolosos, e em 2023 foram 27 no total. 

Já Biritiba, Salesópolis, Poá e Ferraz apresentaram grande aumento percentual. Biritiba passou de dois homicídios em 2023 para sete neste ano, aumento de 250%; Salesópolis subiu 150%, passando de dois para cinco; Poá registrou seis casos em 2023 e dez neste ano, aumento de 66,66%, e Ferraz subiu 33,33% com alta de nove casos para 12 ocorrências. 

Arujá e Santa Isabel foram os únicos municípios da área que exibiram queda. Arujá apresentou nove ocorrências em 2023 e três neste ano, queda de 66,67%, e Santa Isabel caiu de 11 ocorrências para seis neste ano, com redução de 45,45%. Já Guararema manteve a mesma marca de 4 ocorrências entre os dois anos. 

Roubos 

As ocorrências de roubo exibiram queda na área durante o momento, foram 6.284 neste ano contra 7.737 em 2023, uma diminuição de 18,8%. O município com mais casos é Itaquá, com 1.811, ainda assim com queda de 24,51%, já que em 2023 foram 2.399 ocorrências. Suzano também se destaca no número de casos, foram 1.322 neste ano e 1.662 em 2023, ainda assim com redução de 20,46%. A terceira do ranking é Ferraz, baixando de 1.271 para 1.108 casos, queda de 12,82%. 

Santa Isabel exibiu maior diminuição percentual. O município registrou 52 casos neste ano e 116 em 2023, queda de 55,17%. Guararema registrou uma queda menor, de 24,49%, passando de 49 casos em 2023 para 37 neste ano, semelhante a Mogi, que foi de 1.127 ocorrências para 886 neste ano, redução de 21,38%. Já Arujá caiu 11,97% em ocorrências, passando de 309 para 272. Poá teve menor queda percentual do Alto Tietê, foram 793 casos em 2023 e 777 neste ano, diminuição de 2%. 

Biritiba foi a única cidade da área que exibiu aumento percentual, foram cinco casos em 2023 contra 13 neste ano, alta de 160%. Já Salesópolis manteve a mesma marca de seis casos no momento analisado. 

Roubo 

Os furtos também apresentaram queda na área, foram 13.548 em 2023 contra 12.348 neste ano, queda de 8,86%. Mogi lidera a modalidade, com 3.530 casos neste ano, ainda assim com diminuição de 14,63%, já que em 2023 foram 4.135 casos. Em seguida vem Suzano, subindo de 2.766 ocorrências para 2.724, um aumento de 1,54%. Itaquá teve 2.522 casos neste ano contra 2.678 em 2023, uma queda de 5,82%. 

Poá e Biritiba apresentaram aumento percentual. Biritiba passou de 137 em 2023 para 143 furtos neste ano, aumento de 4,37%. Já em Poá, a alta foi menor, de 0,69%, saltando de 1.003 para 1.010 ocorrências. 

Já os outros municípios apresentaram queda, como Guararema, que passou de 49 em 2023 para 37 casos neste ano, redução de 24,49%, semelhante a Santa Isabel, que passou de 294 casos para 225 neste ano, diminuição de 23,47%. Já Ferraz caiu de 1.569 casos para 1.302, queda de 17,02%, e em Salesópolis, a redução foi de 14,89%, passando de 94 ocorrências para 80. Por final, Arujá registrou queda foi de 12,1%, sendo que, em 2023, foram 661 e neste ano, 581. 

Dados regionais janeiro a setembro
Crimes | 2023 | 2024 | %
Homicídio | 149 | 155 | 4,02%
Estupro | 414 | 474 | 14,49%
Roubo | 7.737 | 6.264 | -18,8%
Roubo | 13.548 | 12.348 | -8,86%

Fonte: Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP)

 *Texto supervisionado através do editor. 

Com informações de PortalNews