Prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Área (Condemat+) se agruparam, na tarde desta segunda-feira (3), com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, no Palácio dos Bandeirantes, para apresentar um panorama da situação das cidades depois de as fortes chuvas do final de semana.
Itaquaquecetuba e Poá decretaram situação de emergência. São mais de 120 pessoas desabrigadas e 1,3 mil desalojados na área. Existe centenas de casas interditadas através da Defesa Civil e vias intransitáveis.
Participaram do encontro o presidente do Condemat+ e prefeito de Itaquá, Eduardo Boigues; os prefeitos de Santa Isabel, Carlos Chinchilla; de Suzano, Pedro Ishi; de Poá, Saulo Souza; de Mairiporã, Walid Ali Hamid, o Aladim; o vice-prefeito de Arujá, Rodolfo Ribeiro Machado; e representantes de outras cidades.
Entre as medidas apresentadas através do governo estão a liberação de recursos emergenciais, apoio da Defesa Civil estadual e ajuda humanitária, informou o Condemat+.
Boigues decretou situação de emergência em Itaquaquecetuba. Quatro abrigos foram abertos no município para receber 100 pessoas que tiveram de deixar suas moradias e estão desabrigadas. Existe ainda outras 1,2 mil pessoas que estão desalojadas. O acesso da Pista Ayrton Senna ao município teve de ser bloqueado devido ao alagamento na entrada da cidade.
Poá também postou decreto de estado de emergência. De acordo com a Prefeitura, 100 pessoas tiveram suas casas interditadas por risco total ou parcial de desabamento. Uma área no Jardim Nova Poá teve deslizamento de terra. Por prevenção, um abrigo já foi planejado na Praça de Eventos, mas ainda não existe famílias no local.
Em Mogi das Cruzes, 22 pessoas estão desabrigadas e foram alocadas em um abrigo temporário da Prefeitura. A área com maior problema é no bairro Oropó, com registrado de deslizamento e alagamento nas avenidas Austrália e Oceania. Nesta área houve uma movimentação de massa, com desmoronamento de um barranco e obstrução do Rio Oropó, o que resultou em inundação de parte do bairro.
Já em Suzano 17 pessoas foram acolhidas em um abrigo temporário da Prefeitura. O município registra deslizamento em 11 regiões. Na vizinha, Ferraz de Vasconcelos, a Defesa Civil interditou 20 casas. As famílias foram para casa de amigos e familiares.
Biritiba Mirim também teve impactos com as chuvas com pontos de alagamento nos bairros Jardim Yoneda, Vila Santo Antônio e Vale Verde. No bairro Rio Acima houve desmoronamento de terra. No município de Salesópolis, a extensa área rural teve as vias bastante prejudicadas e existe locais em que estão obstruídas.
Os Fundos Sociais das cidades estão em campanha de arrecadação de donativos para auxiliar as famílias necessitadas. Água potável, itens de higiene e de limpeza, alimentos e roupas são os artigos de maior urgência no momento.
Prefeitos do Alto Tietê se reúnem com Tarcísio em busca de recursos para conter impactos das chuvas
Com finformações de NoticiasdeMogi




