cidades-do-alto-tiete-solicitam-ao-estado-apoio-em-acoes-para-minimizar-impactos-das-chuvas

Cidades do Alto Tietê solicitam ao Estado apoio em ações para minimizar impactos das chuvas

Os prefeitos de Suzano, Pedro Ishi, e de Poá, Saulo Souza, e o vice-prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Daniel Balke, ficaram reunidos, na próximo domingo (2), com o diretor de Divisão de Recuperação da Defesa Civil estadual, capitão da Polícia Militar Eduardo Henrique Schulte Leme, em Poá, para discutir ações que possam minimizar os impactos das chuvas que têm atingido a área.

Os representantes do executivo das três cidades do Alto Tietê também estabeleceram contato com o governador Tarcísio de Freitas por telefone, para pedir apoio na adoção de ações imediatas e a longo período que visam diminuir os danos deixados pelas chuvas.

O chefe do governo estadual programou uma reunião presencial já para esta segunda-feira (3), no Palácio dos Bandeirantes, na capital. Entre os assuntos a serem discutidos estão o estudo para um plano de drenagem, projetos urbanos para melhorar o escoamento de água e iniciativas estruturantes para a melhoria das cidades. 

“Estamos trabalhando, unidos às prefeituras, para solucionarmos essas situações, desde o estudo para um plano de drenagem até com projetos para melhorar o escoamento das chuvas no município. Contem com o governo do Estado”, afirmou Tarcísio, por telefone.

Entre os pedidos feitos através da Prefeitura de Suzano estão a limpeza do rio Guaió, desde a avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66) até o rio Tietê, em uma extensão de 1,3 quilômetro; a abertura total das comportas da Penha; e o aumento do diâmetro da tubulação do Ribeirão das Palmeiras, que passa sob a pista antiga da pista Índio Tibiriçá (SP-31), no Jardim Amazonas, pretendendo dar mais vazão à água.

“Infelizmente, parte do Estado foi afetada pelas chuvas, que vieram fortes e em um curto período. Em Suzano, estamos adotando todas as medidas necessárias de forma imediata para o cuidado das famílias, mas também estamos trabalhando para ações de longo prazo,  para evitarmos problemas futuros”, falou o prefeito Pedro Ishi.

O encontro contou também com a presença do vice-prefeito de Poá, Eliardo Jordão; do secretário de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano, Samuel Oliveira; do secretário de Comunicação Pública de Suzano, Paulo Pavione; do diretor da Defesa Civil suzanense, Antônio Wenzler; e demais autoridades locais.

Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba

Em Mogi e Itaquá, as chuvas também vem deixando estragos e trazendo transtornos a moradores de vários bairros.

Conforme informações divulgadas através da Prefeitura de Mogi das Cruzes, até o momento, três famílias estão abrigadas em alojamento provisório. Além do que, diversas outras famílias afetadas pelas chuvas, que não se enquadram em situação de risco, permanecem em suas casas e estão sendo atendidas com cestas básicas, colchões, itens de higiene pessoal e limpeza. O Fundo Social de Mogi iniciou uma campanha de doação para arrecadar itens.

A Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba montou um plantão emergencial para atender os bairros mais afetados através da chuva e prestar apoio à população desabrigada ou desalojada. Moradores da Maria Augusta, Vila Japão e Fiorelo foram resgatados para os dois abrigos criados no município, incluindo adultos, idosos, crianças, pessoas acamadas e animais. As estruturas temporárias da rua Vital Brasil, 692 – Maria Augusta e da rua São Roque, 215 – Vila Japão realizam o cadastro social e contam com água, alimentação, equipe de enfermagem, espaço para crianças, colchões, cobertores e kit higiene. A segurança é realizada através da GCM.

Cidades do Alto Tietê solicitam ao Estado apoio em ações para minimizar impactos das chuvas

Com finformações de NoticiasdeMogi