mogi-ocupa-19o-lugar-entre-as-cidades-que-mais-geraram-empregos-em-sp

Mogi ocupa 19º lugar entre os municípios que mais geraram empregos em SP

Mogi das Cruzes aparece na 19ª posição no ranking das 50 cidades paulistas que mais criaram empregos formais nos últimos 12 meses, com 3.377 vagas. Também no Alto Tietê, Itaquaquecetuba figura em 25º lugar, com 2.556 empregos gerados, enquanto Suzano fica em 44º, com 1.747 novas vagas. Juntas, os municípios somaram 7.680 postos formais dos 452.776 criados no Estado no momento. As informações são da Fundação Seade, baseado nas informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

No recorte do acumulado entre janeiro e abril de 2025, Itaquá é a única cidade da área a entrar no ranking, ocupando o 49º lugar, com 1.060 empregos criados. Avaliando unicamente abril deste ano, unicamente Suzano figura entre as 50 cidades que mais geraram  novos postos de trabalho, na 40ª posição, com 359 vagas criadas no mês.

Segundo levantamento do Grupo Mogi News, no mês de abril nove das dez cidades da área registraram saldo positivo de emprego, conforme dados no Novo Caged. Exclusivamente Poá teve saldo negativo, ao perder 69 postos. Suzano liderou o mês, seguida por Arujá com novas vagas 245, Itaquá com 208, Ferraz com 170, Biritiba Mirim com 67, Santa Isabel com 30, Salesópolis com 18, Guararema com 17 e Mogi com 127 postos formalizados.

Estado

Nos últimos 12 meses, o Estado de São Paulo registrou um saldo positivo de 452.776 empregos formais. No acumulado dos primeiros quatro meses de 2025, foram gerados 284.033 postos de trabalho, uma média diária de por volta de 2,4 mil novas vagas. No mês de abril, o estado produziu 72.283 empregos com carteira assinada. São Paulo correspondeu a 28% do total nacional no mês de abril, 31% no acumulado do quadrimestre e 27,5% no momento de 12 meses.

No acumulado do ano, a capital paulista manteve a chefia, com 65.528 empregos criados, seguida por Guarulhos (10.998), Campinas (7.696), Sorocaba (6.907) e Bauru (5.827). Já no balanço dos últimos 12 meses, o município de São Paulo também liderou, registrando 141.831 vagas, e o mesmo ocorreu no mês de abril, com 17.181 novos postos de trabalho. No balanço mensal, destaque ainda para Guarulhos (3.205), Barueri (2.317), Campinas (2.104) e Sorocaba (2.038).

Setores

Entre os setores que mais contrataram no mês de abril no Estado, o segmento de Serviços foi o principal destaque, com 40.166 novas vagas. Outras regiões que apresentaram um bom desempenho foram Informação, Comunicação e Atividades Financeiras, Imobiliárias, Profissionais e Administrativas (13.474), Comércio e Reparação de Veículos (12.959), Gestão Pública, Defesa, Educação e Saúde (10.261), além de Transporte, Armazenagem e Correio (9.496).

No quesito remuneração, São Paulo apresentou o maior salário médio de admissão do país no mês de abril, alcançando R$ 2.552,62, acima da média nacional de R$ 2.251,81. O aumento foi de 1,53% em relação a março. A área Sudeste também se destacou com o maior salário médio entre as regiões brasileiras, com R$ 2.408,86.

Brasil

No âmbito regional, o Sudeste registrou 129.950 novos empregos no mês de abril, totalizando 440.380 no ano e 731.864 nos últimos 12 meses. No Brasil, o saldo foi de 257.528 vagas no mês de abril, 922.362 no acumulado e 1.641.330 no ano.

Com informações de PortalNews